A TSX Advisors marcou presença no evento Chile Week Brasil 2024, realizado em Belo Horizonte nos dias 3 e 4 de outubro. A iniciativa, promovida pela ProChile — instituição vinculada ao Ministério de Relações Exteriores do Chile —, reuniu empresas líderes dos setores de mineração, eficiência energética, energias limpas e renováveis, além de autoridades dos dois países, em rodadas de negócios, painéis e debates sobre oportunidades comerciais.
Esta foi a primeira edição do evento em Belo Horizonte, que destacou não apenas o potencial de expansão comercial, mas também a importância da cooperação bilateral. De acordo com o diretor-geral da ProChile, Ignacio Fernández, uma a cada dez empresas chilenas exporta para o Brasil.
Fernanda Franco, representante da ProChile no Brasil, justificou a escolha da capital mineira como uma das sedes do evento: “A escolha de Belo Horizonte para finalizar a Chile Week não é apenas simbólica, mas altamente estratégica. Minas Gerais é um dos principais motores econômicos do Brasil, com uma forte presença em setores cruciais para o comércio bilateral, como mineração, metalurgia e energias renováveis. A posição de destaque do estado como importador de produtos chilenos ligados à mineração, como bolas de moinho, salmão fresco, frutas secas e vinhos, reflete o potencial de crescimento das relações comerciais entre o Chile e o Brasil, criando oportunidades significativas para empresas de ambos os países.”
A secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico do Estado, Kathleen Garcia Nascimento, enfatiza o papel estratégico do Chile como um dos principais parceiros comerciais do estado.
“A Chile Week é uma oportunidade estratégica para empresas que buscam expandir seus negócios, com grandes possibilidades para ambos os países”, afirmou Flávio Leite, CEO da TSX Advisors. “O Chile oferece uma ampla gama de produtos de alta tecnologia para os setores de mineração, metalurgia, siderurgia e energias. O trabalho da ProChile é fundamental para promover os fornecedores e suas soluções, além de facilitar a entrada no mercado brasileiro, o que já se reflete nos números da nossa balança comercial com o país andino, que cresceu 16,8% de 2023 para 2024. Temos certeza do potencial de expansão comercial entre os países e da relevância de Minas Gerais para alcançar esses resultados.”, completou.
“Em 2023, iniciamos uma aliança estratégica com a ProChile e, desde então, temos apoiado diversas iniciativas da instituição. No mesmo ano, José Luis Hormazábal, COO da TSX, esteve no Chile para participar do ‘Enexpro Soluciones para la Minería 2023’, em Valparaíso. Em novembro, participamos do Encontro de Negócios Chile–Brasil, realizado em Belo Horizonte, onde Marcos Mandacaru, CEO da TSX Invest, apresentou as melhores práticas para a realização de negócios no Brasil. Em 2024, recebemos empresas chilenas que vieram ao Brasil para dar continuidade às ações comerciais iniciadas nos eventos do ano anterior e por ocasião da Exposibram. Tivemos também a grande honra de receber o embaixador do Chile no Brasil e sua comitiva no escritório da TSX no mês passado.”, – Flávio Leite, CEO da TSX Advisors.
A participação da TSX Advisors reforça seu compromisso com a melhoria do ambiente de negócios, o apoio às iniciativas de maior abertura do mercado e sua internacionalização, além de auxiliar as empresas a transformarem seus objetivos estratégicos em realidade.
Ao todo, o evento gerou um volume de negócios entre empresas brasileiras e chilenas estimado em US$ 3 milhões, demonstrando o potencial da relação comercial entre Brasil e Chile.
Saiba mais sobre a Chile Week Brasil no link:
https://info.prochile.gob.cl/chile-week-brasil-2024