O CEO do TSX Group ®, Paulo Eduardo Pinto, palestrou em janeiro/19 para cerca de 40 alunos do Projeto Sócrates Negócios no auditório do Edifício Renaissance, sede do grupo, em Belo Horizonte. Durante uma hora e meia, o empresário falou da sua trajetória profissional, da história da empresa e sobre a mudança de posicionamento para enfrentar os novos desafios e oportunidades.
O convite para a participar do evento partiu de Ruy Magalhães, presidente do Conselho fiscal do CECIEX (Conselho Brasileiro das Empresas Importadoras e Exportadoras do Brasil).
Coordenado pelos próprios alunos que integram o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Júnior (NIEJ) do Centro Universitário do Pará (Cesupa), o Projeto Negócios Sócrates está atualmente em sua 12ª edição e reúne estudantes das áreas de Administração, Ciências da Computação, Direito, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Nutrição, e Publicidade e Propaganda.
O grupo deixou a capital paraense no dia 04 de Janeiro e visitou, além de Belo Horizonte, organizações nas cidades de Curitiba, Joinville, Balneário Camboriú, São Paulo e Ouro Preto, além do Distrito Federal.
Projeto foi inspirado no Mito da Caverna, de Platão
O Projeto Sócrates Negócios foi inspirado no Mito da Caverna, de Platão, que relata um diálogo entre Sócrates e Glauco em que o primeiro descreve uma situação em que um grupo de pessoas estaria vivendo acorrentado em uma caverna, com suas faces voltadas para o fundo dela, sendo possível visualizar apenas as sombras do que existia no lado de fora. E, somente quando o indivíduo saísse da caverna, ele poderia alterar a sua visão de mundo ao conhecer o que era de fato aquilo que se projetava como sombras, além de, construir seus próprios conceitos acerca da realidade.
Assim, o Projeto Sócrates Negócios visa possibilitar aos jovens universitários a saída de suas salas de aula (aqui, uma analogia com as cavernas) para conhecer, por meio de visitas técnicas, a realidade de empresas-referência em seus respectivos ramos de atuação no Brasil e no exterior. O objetivo é desenvolver o lado empreendedor do aluno, aliando teoria e prática durante as visitas às empresas e o diálogo com seus diretores e colaboradores. E mais: despertando o interesse pela pesquisa e produção de trabalhos científicos a partir do que foi apresentado durante as experiências.
Além das versões rodoviárias realizadas em território nacional desde 2007, já aconteceram outras no exterior, nos Estados Unidos, China, Argentina e Chile. O resultado dessas viagens já culminou em 182 trabalhos e nove exposições fotográficas, que foram apresentados para um público superior a 1.200 pessoas.