Há mais de 25 anos, o TSX Group®, através das suas empresas afiliadas, vem buscando e implementando soluções customizadas em áreas distintas e para grandes projetos da indústria, incluindo as áreas automotiva, cimenteira, minerária, óleo & gás, energia, infraestrutura e construção civil. Em mais de 100 projetos assistidos, o TSX Group® gerou para os seus clientes uma economia superior a R$ 4 bilhões em redução de custos de CAPEX e mais de R$1 bilhão em cost avoidance.
Um desses cases refere-se a uma correia transportadora aérea (flying belt), com extensão superior a sete quilômetros – a mais longa de todo o mundo – importada da Europa para uma grande indústria cimenteira. Para atender as demandas específicas desse projeto, o TSX Group® analisou as demandas do investimento, o planejamento operacional do projeto, sua gestão do fornecimento e aquisição, sempre com foco na redução de custos operacionais. As soluções encontradas e aprovadas pelo cliente se deram com a aplicação da metodologia proprietária da empresa, a Total Savings X-cellence ®, desenvolvida para potencializar resultados em todas as etapas do projeto, com mitigação de riscos e a garantia de benefícios tributários, fiscais e aduaneiros.
A função do equipamento em questão é o transporte de calcário por via aérea, com capacidade nominal de de 1.500 toneladas por hora, sustentado por torres metálicas, com espaçamento entre as torres de no mínimo de 102 e máximo de 572 metros, e altura de 15 a 38 metros em relação ao solo. Devido ao reduzido número de torres de sustentação da correia, o espaçamento entre elas apresenta vãos livres, transformando-a na correia suspensa com o maior vão livre já instalada no Brasil.
Abaixo alguns dos fatores que motivaram a importação do equipamento:
- Grande capacidade de adaptação às situações topográficas mais difíceis;
- impacto zero de áreas protegidas;
- possibilidade de reaproveitamento em sítios temporários devido ao design de componentes modulares;
- redução considerável do impacto ambiental se comparado a outros sistemas de transporte;
- manutenção realizada por carros especiais que se deslocam lateralmente pelo trajeto da correia, tracionados por um anel de cabo independente;
- Operação dos carros suspensos para manutenção feita por controle remoto a uma velocidade de 4 m/s.
Além disso, pesou sobre a escolha do sistema importado pelo TSX Group® a possibilidade da empresa utilizar as áreas que já possuía, sem precisar adquirir novos terrenos, como ocorreria, por exemplo, se fosse necessário construir uma correia transportadora terrestre.
Outro aspecto que foi considerado foi o de ordem econômica, quando o equipamento é comparado a um transporte convencional feito por caminhões, o que acarretaria custos operacionais com pneus, manutenção de pistas, combustível e operadores.