Em 2019 o mercado doméstico e internacional já havia acenado com a expectativa de incremento em investimentos nos mais diversos segmentos da economia.
Alimentados pelo sentimento de uma gestão mais comprometida com o incentivo da livre economia, muitos projetos do setor industrial, engavetados ou contidos ao longo dos últimos anos, perpassados pela crise, começaram a ser anunciados. Na crista desta tendência, começaram a tomar corpo projetos para a renovação e melhoria de setores de infraestrutura, como a portuária, por exemplo.
Segundo o COO do TSX Group®, José Luis Hormázabal, em mais de duas décadas, a empresa trabalhou para a concretização de várias operações voltadas para a área de infraestrutura. Ele cita a operação capitaneada pela empresa para trazer ao Brasil um descarregador de minério de ferro, que foi entregue ao Porto de Pecém, no Estado do CE: “Temos muito orgulho de ter atuado de ponta a ponta neste projeto, trazendo o que há de mais moderno nesse tipo de equipamento instalado no Brasil”, disse, acrescentando que 95% dos componentes vieram pré-montados, pesando cerca de 2 mil toneladas e com 40m de altura. O Diretor de Operações do TSX Group® explicou também que, por ser um descarregador do tipo contínuo, a capacidade de descarregamento de minério pode chegar a 2.400 toneladas por hora.
“O equipamento possui dispositivos considerados os mais rápidos e modernos para a operação de descarregamento de navios, com uma lança cujo alcance torna a operação mais eficiente, o que possibilita a limpeza quase completa dos porões e evita a utilização de pá carregadeira dentro dos porões dos navios”, detalhou.
Contratado pela fabricante do equipamento, o TSX Group® atuou para obtenção de benefícios fiscais e tributários junto às autoridades concessivas no Brasil, reduzindo a carga tributária incidente na aquisição do equipamento importado.